Riso para todos! Intervenções Artísticas para o Público Idoso Hospitalizado

O projeto Riso para Todos! do Instituto HAHAHA que busca promover o acesso à cultura, à arte e à cidadania para o público idoso em ILPIs e hospitais por meio de intervenções artísticas precisou se reinventar durante a pandemia de Covid-19. 

Um trabalho tão animador e de grande relevância para uma população já fragilizada e/ou em momento difícil pelo acometimento de alguma doença precisou ser repensado. Há 08 anos o Instituto HAHAHA atua levando alegria, risos e proporcionando uma rica troca de experiências entre os atores envolvidos de forma presencial nos hospitais e ILPIs. O momento foi de grande desafio, mas o Riso não pode parar. 

“O nosso grande desafio foi o de se reinventar, ressignificar o trabalho, criar formas de estar nas instituições sem estar. Comemoramos oito anos do Instituto abraçando cada vez mais ações que proporcionam leveza e permitem que cada encontro virtual seja um respiro durante o distanciamento social. E é muito bom ver que mesmo à distância os pacientes continuam rindo com a gente”, gestora artística Gyuliana Duarte.

Por meio das Teleconsultas, os Doutores palhaços entram em contato com as organizações e atendem seus pacientes que recebem receitas besteirológicas. O Consultório HAHAHA, funciona em regime de plantão, onde os artistas esperam para receberem as ligações solicitando Teleatendimentos. Todas as quartas-feiras, de 09 às 12hs, através do telefone (31) 97150.2382 e pode ser acessado pela população de modo geral. 

O Canal do Youtube tem sido uma excelente ferramenta, pois duas vezes por semana, tem vídeos novos disponíveis com os mais variados temas. Eles podem também ser acessados por todos. 

O Instituto HAHAHA segue levando alegria, entretenimento e cultura para pessoas idosas e em permanência hospitalar, agora de forma virtual, porém não menos importante e com a possibilidade de atender não só a população idosa, em alguns canais se faz disponível à toda população sendo grande parceiro, auxiliando da redução dos danos causados pelo isolamento social e as vulnerabilidades também sociais e de saúde. 

 

FOTOS:

Foto IGAP - Carol Reis Instagram ator hahaha @orobertgomez

Foto Ana Beatriz Instagram @institutohahaha

Projetos