Dúvidas

Se você tem mais de 65 anos, já pode solicitar o Cartão BHBUS Master. Ele autoriza o usuário transpor, de forma gratuita, a roleta dos veículos integrantes dos sistemas de transporte público coletivo gerenciados pela BHTRANS. Assim, permite a utilização dos assentos localizados no salão traseiro do veículo pelos idosos, mediante o embarque pela porta dianteira e o desembarque pelas portas traseira ou central.

Qual a documentação necessária? 

Para obtenção do Cartão BHBUS Master, o usuário deverá comparecer ao Posto de distribuição com a seguinte documentação CPF - Cadastro de Pessoa Física, comprovante de endereço,  carteira de Identidade OU Carteira de Trabalho; OU Carteira emitida por Conselho de Classe ou Ordem Profissional; OU Carteira de Habilitação; OU Carteira de Trabalho e Previdência Social; OU Passaporte. Não é necessário levar foto, pois a mesma é coletada no local.

Onde posso solicitar? 

Basta procurar o  BHRESOLVE (Transfácil) - Av. Santos Dumont, 363, 3º piso - Centro. 

O horário de atendimento é das 8h às 17h e o cartão fica pronto na hora.

Verifique a disponibilidade do serviço em período de pandemia)

Preciso apresentar a identidade ao motorista? 

 Sim, Quando da utilização do Cartão BHBUS Master, será também exigido documento pessoal e oficial com foto do usuário maior de 65 anos que queira transpor a roleta para comprovação de sua identidade.

Existe um limite de utilização?  

O Cartão BHBUS Master permitirá aos usuários até 10 utilizações diárias. Em caso de necessidade de aumento do quantitativo, o usuário deve formalizar solicitação junto ao Consórcio Transfácil, localizado na BH Resolve (Rua dos Caetés, 342 - Centro). 

 

Fonte: Portal de Serviços PBH

A prefeitura de Belo Horizonte oferece a adultos e idosos que querem retornar ou ingressar na escola a modalidade de  EJA - Educação de Jovens e Adultos. A EJA é uma formação humanizadora , com perspectiva de transformação da realidade. Destina-se a jovens que tenham acima de 15 anos, adultos e idosos que queiram aprender a ler ou terminar o Ensino Fundamental e busca atender as características e necessidades desse público. 

Como posso me matricular? 

Para efetuar a matrícula, é necessária a apresentação do documento de identidade ou certidão de nascimento.

Como sei que na escola do meu bairro oferece a EJA? 

Procure a escola do seu bairro ou ligue: 3277-8656

Qual o prazo para realizar a matrícula?

A matrícula na EJA pode ser feita a qualquer época do ano.

Qual  é a proposta educativa da Educação de Jovens e Adultos?

A EJA contempla os trabalhadores em seus fazeres e horários diversificados; a adolescência e juventude em suas práticas de cultura e trabalho; os idosos em suas necessidades de vida diária, incluindo-se aí a alfabetização para aqueles que ainda não a têm; as mulheres e homens em suas práticas de saúde; os portadores de necessidades especiais, principalmente nas práticas de letramento.

Órgão Responsável:

GCPF - Gerência de Coordenação de Política Pedagógica e de Formação
E-mail: gcpf@pbh.gov.br
Endereço: Rua Carangola, 288 / 8º andar - sala 817 - Santo Antônio, CEP: 30330-240

A rua Carangola é continuação da rua da Bahia, depois que esta é cortada pela Av. do Contorno. O prédio da SMED é o antigo prédio da FAFICH-UFMG.Ônibus: 9103 (Ponto na R. Carangola); 5102, SC01, SC02, 8108 (ponto na Av.do Contorno) 

Fonte: Portal de Serviços PBH

A credencial só será emitida para solicitantes residentes no município de Belo Horizonte, que possuam 60 anos ou mais. Conforme o próprio nome diz, o estacionamento especial para veículos credenciados é o local da via pública onde o estacionamento é permitido, que fica reservado para ser utilizado apenas por veículos previamente credenciados.

Onde posso solicitar a credencial? 

Para solicitar, basta procurar a BHTrans – Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 bairro Buritis (Gerência de Atendimento ao Usuário - GEATU) ou Posto da BHTRANS, localizado na Av. Santos Dumont, 363/2º Andar 

Qual a documentação necessária? 

Os documentos necessários são: (RG); Comprovante de Endereço (máximo 6 meses). No caso de representante legal: Procuração da pessoa idosa. OBS.: Cópias autenticadas em cartório ou cópia simples acompanhada do original dos documentos citados acima. O Formulário de Solicitação de Credencial estará disponível na gerência responsável pelo atendimento ao usuário da BHTRANS e na página web da empresa. 

Quanto tempo para a solicitação ser atendida?

Se todas as exigências forem cumpridas a credencial é emitida imediatamente. Não há cobrança de taxas. 

 

Fonte: Portal de Serviços PBH

A idade ideal seria por volta dos 40 anos, pois é nesta idade que os efeitos do envelhecimento começam a interferir diretamente nas nossas vidas. Os cuidados nesta fase poderão surtir efeitos nos anos futuros.

O envelhecimento vem por vários fatores, mas o acompanhamento médico, a prevenção e hábitos de vida saudáveis poderão auxiliar neste processo. Um estudo com 34 anos de pesquisa apontou os 5 fatores que aumentaram a expectativa de vida de até 14 anos para mulheres e 12,2 anos para homens. Foram eles: nunca ter fumado, 30 minutos ou mais de exercício físico por dia, consumo moderado de álcool, IMC (Índice de Massa Corporal) entre 15,5 a 24,9 kg e ter uma alimentação saudável.

https://rsaude.com.br/umuarama/materia/perguntas-e-respostas-sobre-o-envelhecimento/16734

Verificam-se e orientam-se os hábitos de vida, o estado emocional, a memória, o estado nutricional, a alimentação, as atividades intelectuais, as atividades físicas, a prevenção e o acompanhamento de doenças, entre outros. Através do exame clínico, exames laboratoriais, de imagens e da Bioimpedância, pode-se chegar muito próximo dos fatores de risco e das intervenções necessárias para o paciente.

https://rsaude.com.br/umuarama/materia/perguntas-e-respostas-sobre-o-envelhecimento/16734

É um exame rápido e indolor que avalia a composição corporal por meio de uma corrente elétrica de baixo nível. Avalia a taxa metabólica basal, a quantidade de água corporal, a massa muscular, a gordura corporal e os aparelhos mais avançados até a gordura visceral. Assim, consegue- -se, com grande precisão, descobrir as carências ou excessos e intervir quando necessário.

https://rsaude.com.br/umuarama/materia/perguntas-e-respostas-sobre-o-envelhecimento/16734

Na maioria das vezes não são necessários. Somente com as adequações na alimentação e nos hábitos de vida consegue-se chegar aos níveis normais. Existem casos em que teremos que auxiliar com suplementos e vitaminas, dependerá do resultado de uma avaliação individualizada e criteriosa, que terá consequentemente um tratamento também individualizado.

https://rsaude.com.br/umuarama/materia/perguntas-e-respostas-sobre-o-envelhecimento/16734

A atividade física é importante em qualquer idade. Porém, especificamente no grupo de pessoas da terceira idade, desde que feita de maneira correta e acompanhada por um especialista, traz benefícios como melhoria na capacidade psicomotora, diminuição nos riscos de doenças cardiovasculares, melhora no tônus muscular, melhora no equilíbrio com consequente diminuição no risco de quedas, dentre outros benefícios físicos, além dos benefícios psicológicos e nas relações sociais e com meio ambiente.

https://www.unimed.coop.br/web/cascavel/noticias-unimed/5-perguntas-sobre-atividade-fisica-na-terceira-idade

Alguns fatores decorrentes da própria idade colaboram para essa dificuldade, a exemplo do declínio funcional e das questões emocionais e sociais. Quanto menor o grau de escolaridade, menor é a aderência do idoso à atividade física, e o cenário é mais desfavorável para as mulheres. As queixas mais comuns para não iniciar uma atividade física são: falta de companhia, falta de energia, sentir-se muito cansado ou desmotivado.

https://www.unimed.coop.br/web/cascavel/noticias-unimed/5-perguntas-sobre-atividade-fisica-na-terceira-idade

 Independentemente do histórico do idoso, é possível iniciar um programa de atividade física, mesmo para pessoas que sempre foram sedentárias. O principal cuidado é fazer uma avaliação detalhada da robustez física e psíquica do idoso. Para isso, se faz necessária a presença de profissionais qualificados nessa avaliação. Caso o idoso esteja apto a realizar a atividade física, é importante a elaboração de um bom programa com acompanhamento de um profissional.

https://www.unimed.coop.br/web/cascavel/noticias-unimed/5-perguntas-sobre-atividade-fisica-na-terceira-idade

Medicamentos vencidos ou dentro da validade não podem ser jogados no lixo comum. O descarte desses produtos deve ser feito em um dos Centros de Saúde de Belo Horizonte.

Para saber qual o Centro de Saúde mais perto de você, abra o mapa oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte, busque pelo seu endereço e localize os ícones vermelhos com uma cruz branca próximos do local. Para saber o endereço exato de cada Centro de Saúde, clique em “informações” no canto superior direito da tela e depois clique sobre o ícone do Centro de Saúde que você deseja saber o endereço.

Contribua com a cidade e faça o descarte de medicamentos da forma correta!

Fonte: Portal de Serviços PBH

É importante ter acompanhamento médico que considere aspectos como por exemplo visão, mobilidade e equilíbrio, que podem causar acidentes domésticos. No entanto, existem algumas modificações e cuidados que podemos aplicar no nosso dia a dia, para prevenir quedas em casa e na rua. São elas: Prevenção de quedas em casa: Levantar-se devagar da cama, para evitar tonturas; Remover os tapetes – se for mantê-los, dê preferência aos que sejam antiderrapantes e fixos ao chão; Incluir um corrimão fixado à parede ou ao chão das escadas; Adicionar barras de apoio no banheiro ao lado do vaso e dentro do box; Deixar os espaços da casa livres para circulação. Prevenção de quedas na rua: Atravessar a rua sempre na faixa de pedestres e olhar para os dois lados; Usar sacolas de compra pequenas, evitando carregar peso; Esperar que o ônibus pare completamente para subir ou descer; Caso necessário, usar bengalas, muletas ou instrumentos de apoio.
Em atividades moderadas, 150 minutos por semana é o suficiente, já para práticas vigorosas, o tempo cai para 75 minutos por semana. Também é possível combinar essas intensidades e assim realizar treinos apenas duas ou três vezes por semana. Para essa opção, o ideal é combinar exercícios de força e equilíbrio. Além disso, um hábito que pode ser facilmente incluído na rotina é o ato de se movimentar por 5 minutos a cada uma hora. Essa iniciativa é uma aliada no combate ao sedentarismo.
Duas atividades simples podem te ajudar a manter o cérebro ativo. Uma ideia é ter o hábito de fazer palavras cruzadas, dando preferência às de fácil execução, e outra é escrever uma lista de compras e tentar comprar tudo sem consultá-la, para depois comparar, verificando se faltou alguma coisa. Além disso, é importante que o idoso não viva em isolamento. Por isso, é importante frequentar grupos de convivência, clubes ou grupos de universidades.
O guia alimentar para a população brasileira é uma grande referência. No entanto, o idoso deve ter uma atenção especial ao uso excessivo de sal, temperos industrializados, gorduras de origem animal (banha, sebo, toucinho) e frituras, dando preferência sempre a uma alimentação balanceada, variada e natural.
Medidas de pressão arterial, pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia a cada cinco anos, mamografia, citopatológico (Papanicolau), dosagem de triglicerídeos, colesterol total e frações, dosagem de glicose de jejum no sangue, dosagem do antígeno prostático específico (PSA).
Influenza, pneumocócica, tétano, febre amarela.
Aqui estão alguns dos direitos garantidos por lei à pessoa idosa: A pessoa idosa tem direito de acompanhante em caso de internação ou observação em hospital; A exigir medidas de proteção sempre que seus direitos estiverem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade, do Estado, da família, de seu curador ou de entidades de atendimento; Quando o assunto é deslocamento e acesso a cultura, os direitos incluem: Desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos; Gratuidade no transporte coletivo público urbano e semiurbano (com reserva de 10% dos assentos); Reserva de duas vagas gratuitas no transporte interestadual para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e desconto de 50% para os idosos que excedam as vagas garantidas; Reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados; Já em relação às questões jurídicas, as pessoas idosas têm: Prioridade na tramitação dos processos e procedimentos na execução de atos e diligências; Os benefícios financeiros incluem: Direito requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir dos 65 anos de idade, desde que não possua meios para prover sua própria subsistência ou de tê-la provida pela família; Direito a 25% de acréscimo na aposentadoria por invalidez (casos especiais).