Qual a diferença entre cuidado contínuo da pessoa idosa e cuidado paliativo? Quais os mitos sobre o cuidado paliativo? E quais os mecanismos disponíveis no SUS sobre esse tema? Para responder essas e diversas outras perguntas sobre cuidado paliativo nas ILPIs, o CeMAIS realizou um webinário ao vivo no dia 27 de outubro, onde conversamos com as médicas Aline Fátima e Tatiana Espíndola, com mediação de Alessandra Borges.
Aline é médica da Equipe de Cuidados Paliativos da Atenção Domiciliar da Prefeitura de BH, com especialização em Geriatria pelo Hospital Mater Dei e especialização em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar.
Tatiana é médica especialista em Clínica Médica, Geriatria e Medicina Paliativa. Ela é preceptora na Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da UFMG e membro do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG.
Alessandra é coordenadora do Instituto Geriátrico Afonso Pena da Santa Casa BH e enfermeira do setor de Quimioterapia do hospital IPSEMG. Ela é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFMG e especializada em Gerontologia pela PUC MINAS.
Quanto aprendizado!!! Eu amei saber sobre como são esses cuidados paliativos. Esse webinário tem que ser visto por todos. Obrigada CeMAIS por mais esse momento de conhecimento. - Comentário de Maura Santos Carvalho
O evento é uma realização do projeto Rede 3i, que conta com fomento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Prefeitura de Belo Horizonte e destinação de imposto das empresas: Cemig, Vale, Itaú, BB Consórcios, Pitágoras e Gerdau.