Seminário Pelo Direito de Envelhecer com Direitos!

CeMAIS e PUC Minas realizam evento presencial sobre política de cuidados com a pessoa idosa

Nossa população está envelhecendo rapidamente e precisamos garantir que viver mais anos, seja também viver com qualidade e cuidados. Na quinta-feira, 19 de maio, o CeMAIS e a PUC Minas realizam o seminário presencial “Pelo Direito de Envelhecer com Direitos!”, com programação das 8h às 17h, no Museu da PUC.

Serão apresentadas importantes pesquisas sobre a política do cuidado com a pessoa idosa realizadas ao longo dos aos de 2020, 2021 e 2022. O seminário é gratuito e voltado especialmente para pessoas interessadas em participar dessa discussão, estudantes de gerontologia e todas que atuam na gestão pública e ocupam cargos no executivo municipal, legislativo, judiciário, organizações da sociedade civil, participantes de conselhos e outros atores sociais. Faça a inscrição pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/seminario-pelo-direito-de-envelhecer-com-direitos__1575781

Será lançado também um manifesto para Conselhos, Frentes Parlamentares e Secretarias com o intuito de alertar para a importância e urgência de implementação de melhorias nas políticas de cuidado e acolhimento diante do crescente e rápido envelhecimento da população brasileira. 

O seminário é uma ação do projeto Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos, que tem o objetivo de potencializar a política de atendimento à pessoa idosa em Belo Horizonte. Este é um projeto realizado pelo CeMAIS com fomento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte e destinação das empresas: CEMIG, Vale, Pottencial Seguradora, VLI, Gerdau, Banco do Brasil. 

PROGRAMAÇÃO

8:00 - Credenciamento e café

9:00 - Abertura: leitura do Manifesto Pelo Direito de Envelhecer com Direitos! 

9:30 às 11:00 - Pessoa idosa fragilizada: cuidados e direitos

11:00 às 12:15 - Frente de Fortalecimento dos Conselhos e PUC Minas nas ILPI: atuação para garantia de direitos da pessoa idosa

13:30 às 15:00 - Políticas de acolhimento: possibilidades e necessidades 

15:00 às 16:30 - Quanto custa ser bem cuidado?  

16:30 às 17:00 - Assinaturas e finalização do manifesto

17:00 - Café 

 

Serviço:

Dia: 19/05, quinta-feira, das 8h às 17h
Local: Museu da PUC (Rua Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico/BH)
Inscreva-se gratuitamente: https://www.sympla.com.br/seminario-pelo-direito-de-envelhecer-com-direitos__1575781