Secretaria Nacional de Assistência Social lança Caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil

O Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS (DRSP), vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), lançou o Caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil com Atuação no SUAS para toda a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A publicação foi apresentada no dia 7 de dezembro, durante o Seminário Virtual de Boas Práticas das Organizações da Sociedade Civil do SUAS  e está disponível no Blog da Rede SUAS: http://blog.mds.gov.br/redesuas/caderno-de-acompanhamento-das-oscs-no-suas/.

 

O documento foi elaborado com a cooperação de servidores das diferentes áreas técnicas da SNAS e de mais 100 trabalhadoras e trabalhadores do SUAS vinculados a OSCs, órgãos gestores e conselhos de assistência social, que participaram da Consulta Pública entre fevereiro e março de 2022. 

 

O objetivo do Caderno é mostrar a importância das OSCs para a política de assistência social e da criação de processos e fluxos de acompanhamento e reconhecimento de seus trabalhos. Além disso, a publicação visa reforçar a necessidade de integração na rede socioassistencial, com a devida inclusão nos processos de capacitação, mapeamento, monitoramento e avaliação da vigilância socioassistencial da gestão pública.

 

A expectativa é que o Caderno de Acompanhamento das Organizações da Sociedade Civil com Atuação no SUAS possa contribuir com o trabalho de OSCs, órgãos gestores e conselhos de assistência social, fornecendo subsídios para a integração da rede socioassistencial no território e para o fortalecimento do SUAS no país.