Reinventando o projeto “Riso para Todos!” durante a pandemia

O projeto “Riso para Todos!”, do Instituto HAHAHA, é realizado via Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID/BH) e busca promover o acesso à cultura, à arte e à cidadania para o público idoso em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e hospitais por meio de intervenções artísticas, proporcionando uma rica troca de experiências entre os atores envolvidos. Porém, com o início da pandemia de Covid-19 e da necessidade do isolamento social, o formato do projeto precisou ser repensado.

“O nosso grande desafio foi o de se reinventar, ressignificar o trabalho, criar formas de estar nas instituições sem estar. Comemoramos oito anos do Instituto abraçando cada vez mais ações que proporcionam leveza e permitem que cada encontro virtual seja um respiro durante o distanciamento social. E é muito bom ver que, mesmo à distância, os pacientes continuam rindo com a gente”, diz a gestora artística do projeto, Gyuliana Duarte.

 

O riso não pode parar

O trabalho realizado pelo Instituto HAHAHA sempre se deu de forma presencial em hospitais e ILPIs. Mas, como o projeto possui grande relevância para uma população já fragilizada ou passando por momentos difíceis devido a alguma doença, o Instituto sabia que ele não poderia parar, mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia. Assim, as ações do “Riso para Todos!” foram repensadas:

Os doutores palhaços passaram a entrar em contato com as organizações e atenderem seus pacientes por meio de Teleconsultas, oferecendo receitas besteirológicas. Agora, o Consultório HAHAHA também funciona em regime de plantão: os artistas esperam receber ligações solicitando Teleatendimentos, que podem ser requisitados por toda a população: às quartas-feiras, de 9h às 12h, pelo telefone (31) 9 7150-2382.

Outra adaptação foi a produção de vídeos com os mais variados temas, para que o Instituto HAHAHA siga levando alegria, entretenimento e cultura para pessoas idosas em permanência hospitalar ou institucionalizadas, agora de forma virtual. Dois vídeos por semana são disponibilizados no canal do YouTube do Instituto, com a possibilidade de atender não só as pessoas idosas, mas também a população em geral.

Essas adaptações auxiliam na redução dos danos causados pelo isolamento social e pelas vulnerabilidades relacionadas à saúde.