Qual é o seu propósito de vida?

O Boas Práticas da semana vem compartilhar parte do conteúdo do Encontro com Dirigentes on-line, conduzido por Andreia Duarte, idealizadora do projeto AD Social. Na oportunidade, foram apresentadas orientações sobre o nosso propósito de vida. Qual tem sido a motivação para acordarmos diariamente e encararmos desafios, conquistas e tantas outras situações que surgem na nossa vida e dentro das instituições. Andreia nos desperta para que busquemos nas pequenas alegrias, inspirações para o nosso fortalecimento emocional.

Dentro dessa temática, o Ikigai, termo da língua japonesa que significa “razão de viver, um propósito de vida”, nos impulsiona, por meio de ações cotidianas a fazer a diferença na valorização de nós mesmos e do outro. Conheça, pratique e compartilhe os cinco passos:

1- Comece pequeno

Perceba as pequenas mudanças na rotina, mas que podem promover grandes transformações no processo com a equipe. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no dia a dia das instituições. Sem lamentar o que passou mostre que existe um outro caminho.

2- Liberte-se do ego

Liberte-se do ego e pense no coletivo. É essencial nesse momento, construir a nova forma de viver, pensando enquanto equipe. O que é idealizado em conjunto, abre portas para algo melhor. Tudo é construído em rede.

3- Harmonize-se com o ambiente e com as pessoas para gerar sustentabilidade

Encontre um caminho de sustentabilidade para que a equipe funcione bem. A sustentabilidade, em seu significado amplo, fora do meio ambiente. No sentido de se tornar pleno, sustentável de forma integral.

4- Alegre-se com as pequenas coisas

Comemore as pequenas conquistas diárias, vibrando por cada dia vivido. Pequenas atitudes e ações que fazem a diferença para lidar com as dificuldades.

5- Esteja presente aqui e agora

Seja grato por cada momento experimentado. Viver intensamente o momento presente, fazendo a diferença para a equipe de trabalho e para os que estão em volta.