Projeto Múltiplo Olhar: Requalificação do Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua/SSVP

O Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua SSVP é uma ILPI socioassistencial localizada na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, e oferece um dos serviços da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Atualmente, o Lar acolhe 38 pessoas idosas. O projeto Múltiplo Olhar, desenvolvido pela instituição por meio do FUMID/BH, foi criado com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro, adequado, confortável e com mobilidade ideal para os idosos do Lar.

 

Confira o que já foi feito:

  • Aquisição de veículo adaptado

Em setembro de 2020, foi feita a compra de um veículo com 16 lugares para deslocamento dos moradores para consultas médicas, exames e passeios. Assim que liberado para retirada da concessionária, ele foi encaminhado para adaptação, facilitando ainda mais a locomoção dos moradores do lar.

  • Aquisição novos televisores

Foi realizada a compra de seis televisores em outubro de 2020, modelo TV 32” AOC ROKU TV HD. No contexto de pandemia, as televisões oferecem uma forma de lazer segura para as pessoas idosas do lar, e também é uma forma de se informarem sobre o Brasil e o mundo.

 

Desafios diante da pandemia

Para a execução do projeto, os principais desafios enfrentados foram o aumento dos valores dos produtos já orçados devido à pandemia e o fechamento do comércio, que impossibilitou a realização de novos orçamentos e compras. A mudança nos valores fez com que a instituição não adquirisse todos os itens previstos, mas o projeto ainda prevê outras ações que serão realizadas. Como uma adequação, o Lar passou a realizar os orçamentos e o processo de compras por meio da internet.