Projeto Hospital Modelo de Assistência ao Idoso: melhorias na infraestrutura de atendimento à pessoa idosa

A Associação Paulo de Tarso é uma instituição filantrópica que atende milhares de pessoas em suas unidades operacionais. Ela atua de forma pioneira na visão sistêmica e integrada de serviços e linhas de cuidados continuados em prol de pacientes com perda de autonomia e funcionalidade. O Hospital Paulo de Tarso é uma das unidades da Associação, localizado no Bairro São Francisco, em Belo Horizonte. Seu modelo de atendimento é baseado em experiências internacionais e foi adotado de forma pioneira pelo Paulo de Tarso no Brasil. Desde 1975, o Hospital oferece atendimentos nas linhas de cuidados crônicos, paliativos e físicos funcionais. Ele conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e fonoaudiólogos. 

O Projeto Hospital Modelo foi desenvolvido pela Associação para promover a reestruturação arquitetônica do Hospital Paulo de Tarso, a fim de, futuramente, constituir uma unidade de referência nacional para atenção à população idosa.

 

A trajetória do Hospital Modelo

Por meio do projeto, a instituição já desenvolveu o planejamento técnico e realizou reformas e alterações na estrutura do hospital, com eixos norteadores de promoção da humanização dos ambientes hospitalares. Já foi realizado:

  • Adequação das enfermarias aos requisitos da legislação e aos padrões de qualidade para o atendimento ao idoso;
  • Isolamento do fluxo de serviços das áreas de internação;
  • Adequação dos espaços físicos para tornar possível a adoção de novas modalidades de atendimentos em reabilitação e também a promoção de maior permanência dos acompanhantes de pacientes.

Fotografias: Gabriel Araújo

 

As reformas e a pandemia

Para a Associação, a pandemia mostrou que, mais do que nunca, é necessário adaptar as instalações do hospital para manter o distanciamento seguro e evitar qualquer tipo de transmissão, além de uma melhoria contínua nos cuidados para garantir a saúde dos pacientes, acompanhantes e da própria equipe técnica. O projeto possui um pedido de aditivo em análise, com o intuito de ampliar as ações propostas.

“Hospital Modelo de Assistência ao Idoso: Melhorias na Infraestrutura de atendimento ao Idoso” é executado com o incentivo do FUMID/BH e com os patrocínios da Vale, Bradesco, Globo, CEMIG, SEM, Milplan e Vaccinar. 

 

Conheça mais sobre a Paulo de Tarso:

Site: associacaopaulodetarso.com.br

Facebook: @RedePauloDeTarso

Instagram: @redepaulodetarso