O MROSC de um jeito que a gente entende

Organização de BH lança Podcast para tirar dúvidas das organizações sociais sobre a aplicação da lei do MROSC e esclarecer temas importantes para a gestão de OSCs

 

O CeMAIS, organização que trabalha para promover o fortalecimento das organizações sociais e das alianças intersetoriais, lançou o Descomplica MROSC, um podcast de 10 episódios com conteúdos imperdíveis para os gestores de organizações sociais e servidores públicos sobre a lei de regulamentação das parcerias entre estes dois setores -  Lei Federal nº 13.019/2014, também chamada de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

 

O Podcast Descomplica MROSC traz entrevistas dinâmicas e animadas com diferentes convidados especializados nas temáticas de cada episódio, como impacto da lei nas organizações, democratização das parcerias, prática da lei desde sua regulamentação, aplicação da lei por prefeituras, entre outras. A cada episódio, são convidadas mulheres dirigentes de organizações, servidoras públicas ou da área jurídica para serem as entrevistadoras!

 

E, como sabemos que para as organizações, não basta conhecer as leis, é fundamental saber como aplicá-las em seu cotidiano, o podcast também traz episódios focados em temas do dia a dia da gestão profissional das organizações convidadas, como documentação institucional e gestão estratégica, além de dicas práticas.

 

Wladimir Medeiros, diretor-presidente do Núcleo Técnico de Arte Cênicas (NUTAC), um ponto de cultura sem fins lucrativos em Confins, é um dos ouvintes do Descomplica MROSC. Ele conta para nós a sua experiência: “Até agora, ouvi quatro episódios. Para mim, foi novidade entender o trabalho com o marco regulatório e a sua importância para as relações intersetoriais. Para aplicação no dia a dia da minha organização, entendi que precisamos ser mais transparentes nas ações, mais atentos aos cuidados com a divulgação de fotos das pessoas atendidas, especialmente crianças e adolescentes, que precisamos dar atenção especial à administração jurídica e criar um regulamento de contratação de prestadores de serviços. Também entendi a importância de estar em dia com a documentação da minha organização e desejo aprender a fazer uma matriz de partes interessadas para fazer o planejamento de comunicação do meu projeto. Quero estudar mais sobre a lei 13.019 e também sobre os ODSs”.

 

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas streaming de áudio (Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast), e também no canal do YouTube do CeMAIS.

 

Para acompanhar, assine o canal Nossos Direitos na sua plataforma favorita!

Spotify

Deezer

Google Podcast

Apple Podcast

YouTube

Site do CeMAIS

 

O Descomplica MROSC é uma iniciativa do CeMAIS para o projeto Fortalecimento e Regionalização da Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Plataforma MROSC. A ação é financiada pela União Europeia através da Comissão Europeia e conta com o apoio da Cáritas e da Elo.

 

Confira a programação completa a seguir, e siga as redes sociais do CeMAIS para acompanhar o lançamento de novos episódios:

imagem

Episódio 1 / Descomplica MROSC

MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO

Como o MROSC contribui para a implementação de instrumentos de gestão e transparência

Lançamento ao vivo no YouTube

Convidada: LAÍS DE FIGUEIREDO LOPES - Advogada Consultora da Prefeitura de BH na implementação do MROSC

 

Episódio 2 / Descomplica Gestão

ENTENDENDO O MROSC

Nomes, termos e outras dúvidas

Convidado: TOMÁZ DE AQUINO - Advogado, professor e membro consultor da Comissão permanente do Terceiro setor da OAB de Minas Gerais.

 

Episódio 3 / Descomplica MROSC

IMPACTO DO MROSC NO TERCEIRO SETOR

O fortalecimento das relações intersetoriais

Convidada: MARCELA GIOVANNA - Psicóloga, presidente do CeMAIS e coordenadora da Frente de Fortalecimento dos Conselhos da Pessoa Idosa.

 

Episódio 4 / Descomplica Gestão

Como preparar sua OSC para a parceria

Convidadas: ALINE SEOANE - Advogada, diretora executiva do CeMAIS e empreendedora;

NATÁLIA MOREIRA - Advogada, especialista em Pejotização e Terceirização, supervisora do Projeto Rede 3i no CeMAIS;

ANNA BEATRIZ OTONI - Advogada, analista jurídica do Projeto Semente no CeMAIS.

 

Episódio 5 / Descomplica MROSC

MROSC COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS PARCERIAS

Porque algumas OSCs têm dificuldades para a parceirização?

Convidado: IGOR FERRER - Assessor para Incidência Política da Cáritas, Coordenador Geral da Ação Fortalecimento e Regionalização da Plataforma MROSC e faz a gestão do Fundo OSC para apoio a pequenas e médias organizações.

 

Episódio 6 / Descomplica Gestão

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NAS REDES SOCIAIS

Convidada: MARIANA PIMENTA - Jornalista e proprietária da Nenhum Destes, empresa com foco na comunicação social para o Terceiro Setor.


Episódio 7 / Descomplica MROSC

RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO E CONFIANÇA ESTABELECIDAS PELO MROSC

Convidado: THIAGO ALVIM - Cofundador da Nexo Investimento Social e da Startup Prosas. Foi gestor no Governo de Minas e consultor para organizações.


Episódio 8 / Descomplica MROSC

IMPLEMENTAÇÃO DO MROSC NO MUNICÍPIO

Convidada: MARCELLA AGUIAR - Advogada, Presidente do CONFOCO e Gerente de apoio às parcerias na Procuradoria-Geral do Município de Belo Horizonte.


Episódio 9 / Descomplica Gestão

A EXECUÇÃO DO OBJETO E O USO ADEQUADO DO RECURSO PÚBLICO

Convidado: FABIANO PERES - Analista de políticas públicas, diretor de formação esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte e membro do CONFOCO-BH


Episódio 10 / Descomplica MROSC

CONFOCO

Principais dúvidas sobre o funcionamento do Conselho

Convidado: NIL CÉSAR - Diretor de Articulações Estratégias e Coordenador de Marketing da Casa do Beco, Gestor do canal 'Vista da Laje" e vice Presidente do CONFOCO-BH

 

       cemais.orb.br