Segundo dados do Disque 100, as denúncias de violência contra pessoas idosas em Minas Gerais cresceram em mais de 80% em relação ao ano de 2020. Diante desse número alarmante, o Instituto Ânima criou em junho desde ano o Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência, uma central telefônica de apoio e acolhimento para pessoas idosas que sofrem violência, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana.
O núcleo faz parte do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa, e conta com uma equipe de profissionais dos cursos de Direito, da Psicologia e do Serviço Social, formada por professores e alunos bolsistas que atendem por meio de ligações as demandas dos idosos. Ao receberem a ligação da vítima ou de pessoas próximas, a central faz o encaminhamento adequado para cada caso.
O Instituto Ânima é uma organização social que fomenta projetos socioculturais ligados à educação, principalmente projetos de apoio à pessoa idosa. Com ações promovidas por meio da articulação com o poder público, o conselho do idoso e a rede de assistência social, a organização busca realizar um trabalho interinstitucional e interdisciplinar para contribuir na criação de uma sociedade livre da violência contra as pessoas idosas.
O Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência é uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso, a Delegacia de Proteção ao Idoso, Coordenadoria do Idoso e Defensoria Pública; profissionais do CRAS, CREAS, o SUS e de outros programas sociais.
Saiba mais sobre essa iniciativa: notícia do Estado de Minas