Instituto Ânima cria Central Telefônica para atender pessoas idosas vítimas de violência

Segundo dados do Disque 100, as denúncias de violência contra pessoas idosas em Minas Gerais cresceram em mais de 80% em relação ao ano de 2020. Diante desse número alarmante, o Instituto Ânima criou em junho desde ano o Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência, uma central telefônica de apoio e acolhimento para pessoas idosas que sofrem violência, residentes em Belo Horizonte e região metropolitana.

 

O núcleo faz parte do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa, e conta com uma equipe de profissionais dos cursos de Direito, da Psicologia e do Serviço Social, formada por professores e alunos bolsistas que atendem por meio de ligações as demandas dos idosos.  Ao receberem a ligação da vítima ou de pessoas próximas, a central faz o encaminhamento adequado para cada caso.

 

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo telefone: 4003-3126

 

Articulação e acolhimento

O Instituto Ânima é uma organização social que fomenta projetos socioculturais ligados à educação, principalmente projetos de apoio à pessoa idosa.  Com ações promovidas por meio da articulação com o poder público, o conselho do idoso e a rede de assistência social, a organização busca realizar um trabalho interinstitucional e interdisciplinar para contribuir na criação de uma sociedade livre da violência contra as pessoas idosas.

 

O Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência é uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso, a Delegacia de Proteção ao Idoso, Coordenadoria do Idoso e Defensoria Pública; profissionais do CRAS, CREAS, o SUS e de outros programas sociais.

 

Saiba mais sobre essa iniciativa: notícia do Estado de Minas