ILPIs: Veja os resultados de levantamento com as ILPIs socioassistenciais

ILPIs: Veja os resultados de levantamento com as ILPIs socioassistenciais

 

Em Belo Horizonte, existem 28 instituições socioassistenciais de Longa Permanência para pessoas idosas. Reafirmando a importância de reunir dados sobre essas instituições para melhor entendimento de seu funcionamento, êxitos e desafios, a equipe do Projeto Rede 3i, do CeMAIS, realizou um levantamento de informações sobre seis diferentes setores de gestão das ILPIs. Confira aqui os dados que reunimos:

 

Administrativo/Financeiro

 
  • 96,4% das instituições possuem um responsável ou algum tipo de prestação de serviços para realizar a contabilidade e os trabalhos financeiros;

  • 78,6% das instituições realizam um planejamento que possibilita a análise das variações entre o previsto e o realizado.

 
 

Comunicação

 
  • 78,6% das ILPIs socioassistenciais de BH desenvolvem ações regulares de comunicação;

  • 82,1% das ILPIs utilizam as redes sociais. Desse percentual, 51,9% informaram que conseguem atualizá-las regularmente;

  • 42,9% informaram que mantém o site da organização atualizado.

 
 

Elaboração de projetos

 
  • 82,1% das instituições informaram que submeteram projetos para captação de recursos por meio de editais nos últimos dois anos;

  • 60,7% das organizações possuem rotina de buscar por editais e oportunidades de captação;

  • 53,3% não mantém uma rotina de elaboração e escrita de projetos.

 
 

Gestão estratégica

 
  • 78,6% atualizam regularmente sua Missão, Visão e Valores;

  • 75% realizam mapeamento e identificação de demandas da instituição.

 
 

Gestão de pessoas & voluntariado

 
  • 71,4% realizam ações de motivação e engajamento com a equipe;

  • 75% fornecem um retorno contínuo aos colaboradores sobre os desempenhos individuais e as questões gerais da organização;

  • 90,9% consideram importante a realização de ações de motivação e engajamento com a equipe.

 
 

Jurídico

 
  • Metade das organizações mostrou alguma dificuldade em sanar dúvidas jurídicas no cotidiano da organização;

  • 57,1% das organizações percebem a necessidade de repassar informações jurídicas aos funcionários.

 
 

As organizações também compartilharam algumas dificuldades enfrentadas no seu dia a dia. Uma delas relatou o quanto a intensa rotina de trabalho dificulta a elaboração de estratégias de gestão, e também houve relatos sobre os obstáculos na comunicação e, principalmente, dificuldades com informática e com o funcionamento das redes sociais. Desse levantamento, também surgiram algumas sugestões, como a maior difusão de informações sobre a possibilidade de obter apoio das empresas de captação, e também a necessidade de padronização dos serviços prestados.

 
 
 

Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de um formulário on-line respondido pela gestão das 28 ILPIs socioassistenciais de BH, realizado entre os dias 1º e 14 de dezembro de 2021.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Projeto Rede 3i atua desde 2017 com o objetivo de fortalecer a gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Belo Horizonte e promover a melhor qualidade de vida para a pessoa idosa institucionalizada. Conheça o projeto e as ILPIs socioassistenciais de BH!