Ações de entretenimento com institucionalizados – uma vez que nesse momento as visitas estão suspensas – são exemplos de boas práticas que devem ser compartilhadas. Para a diminuição da ociosidade, alternativas como melhor aproveitamento das áreas externas, mudança de layout dos locais de convivência como refeitórios e salas de TV, foram adotadas a fim de diminuir o impacto dessa nova realidade das ILPIs.
Longe, mas não distante
Os familiares tem aproveitado os recursos tecnológicos para estarem em contato com os entes queridos em situação de residência. O período de quarentena tem sido marcado pelo contato virtual, como vídeo- chamadas, envio de mensagens e telefonemas. Mostrando que embora reclusos, continuam sendo presença contínua entre os seus.
Fonte: contato realizado entre os dias 18 e 24 de março/20, com as 28 Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs Filantrópicas de Belo Horizonte atendidas pelo projeto do CeMAIS Rede 3i.
O projeto Rede CeMAIS 3i é executado por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte e conta com o incentivo da VLI Logística, BB Consórcios, Raízen, Pottencial Seguradora, Vale, Pitágoras, Cemig, Instituto Lojas Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.