IGAP compartilha seu Plano de Ação no Combate ao Coronavírus

Em tempos de contato virtual, quando a palavra COMPARTILHAR é amplamente aplicada, sabemos realmente o que significa? Por definição, compartilhar é "ter ou tomar parte em; arcar juntamente". Para quem cuida de idosos, a palavra tem sentido literal.

Sabendo da necessidade de estar sempre um passo à frente para prevenir o contágio dentro das Instituições de Longa Permanência, ILPIs, a equipe multidisciplinar do Instituto Geriátrico Afonso Pena - IGAP elaborou um plano de ação no combate ao Coronavírus. O instituto compartilha conosco esse documento a fim de que outras instituições se inspirem e construam, conforme cada realidade, suas boas práticas durante esse período tão delicado. Um gesto simples que mostra a todos que, conectados, podemos salvar vidas.

Acesse aqui o Plano de Ação do IGAP.

“No enfrentamento da pandemia de Covid-19, a humanização tem sido uma importante ferramenta para os idosos, principal grupo de risco de complicação da doença, não absorverem tanta ansiedade”, afirma Alessandra Campos, coordenadora do IGAP. Cientes do alto grau de contágio do vírus,  também foi elaborado o plano de contingência para oferecer serenidade à equipe em suas decisões e ações em caso de infecção.

IGAP

A história do Instituto começa em 1912, compartilhando histórias de cuidado, amparo e proteção ao idoso em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte, como Asilo Afonso Pena, em um casarão próximo à Santa Casa BH. Em 1996, foi modernizado tanto em seus serviços, quanto em suas estruturas físicas, adotando o novo nome. A instituição filantrópica é referência em Minas Gerais no amparo aos idosos em situação de residência.