Guia básico busca ajudar no cuidado do idoso em casa

O Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou, nesta quinta-feira (4), o livro "Cuidando em casa: um guia básico do cuidado ao idoso". A elaboração da cartilha contou com a participação de membros da Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI), a qual o CeMAIS participa. 

Ao longo do guia são especificadas ações que devem ser feitas na dinâmica de cuidado com a pessoa idosa. As orientações são assinadas por enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores. 

Os temas abordados são: alterações do corpo no envelhecimento, prevenção de acidentes domésticos com a pessoa idosa, abordagem ao idoso com alterações de memória e/ou incapacidade cognitiva, orientações fisioterapêuticas básicas, importância da participação do cuidador, entre outros. 

“Os conteúdos reunidos neste livro são um excelente instrumento de formação para pessoas que necessitam e/ou desejam ser cuidadoras, contribuindo para a qualidade do processo de cuidado. De um lado, isso favorece a valorização da função de cuidador de idosos e de outro, contribui para uma assistência adequada aos idosos que precisam de cuidados e para um envelhecimento saudável e digno”, explica a Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV e Coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa/UFV,Andréia Queiroz Ribeiro.

Acesse o livro Cuidando em Casa.

 
ANEXOS DESTA PUBLICAÇÃO
Cuidando em casa Guia básico de cuidados ao idoso