Dimensão e importância do trabalho em rede

Frequentemente, se ouve e se vê questões sobre o "trabalho em rede". O que aparece e pode ser pensado como algo distante da realidade ou até impossível de ser implementado, pode ser mais fácil do que imaginamos e gerar bons resultados. Por esta razão, se faz necessária melhor compreensão do termo - REDE. No dicionário, a palavra é descrita como: "entrelaçamento de fibras que são ligadas por nós ou entrelaçados nos pontos de cruzamento, rede de trançados simples é mais comum, mas a rede de trançado duplo é mais resistente". Nesse contexto, pode-se definir o significado de trabalho em rede como um processo de construção e fortalecimento de espaços de encontro e ações conjuntas que envolvem serviços diversos, propostas que se cruzam, se complementam em um trabalho sério, articulado e comprometido, em que as partes buscam objetivos comuns.

Diante desta compreensão, se torna evidente a importância do trabalho em rede, realizando boa articulação onde deve prevalecer o diálogo por meio de opiniões e pensamentos distintos para um processo de aprendizado mútuo, em que todos refletem e aprendem. O trabalho em rede possibilita a construção e a implementação de ações intersetoriais, articulando e aproximando diferentes setores e serviços como educação, saúde, cultura, assistência social, entre outros. Cada participante ou organização pode contribuir com seu conhecimento e expertise, fortalecendo as ações em comum e abrindo espaços para o novo.

O trabalho em rede, além de aumentar a capilaridade das ações, tem muitas outras vantagens como a troca de experiência entre os vários atores e instituições que potencialmente podem transformar-se em acúmulo de experiência e de conhecimento, aumentando a difusão e disseminação em regiões mais diversas. Portal do MEC.

É importante citar os evidentes desafios do trabalho em rede por parte de alguns atores e serviços. Nota-se certa terceirização de responsabilidades, trabalhos isolados e de atendimento segmentado e taxativo de forma que o usuário migre de órgão em órgão, programas e serviços sem a devida solução para sua demanda que, por muitas vezes, não é de resolução em uma única ação ou serviço, transpondo incumbências, ou ainda, evidenciando a falta de progressão nos conhecimentos dos gestores, técnicos e atuantes diretos dos serviços.

A mobilização e o fortalecimento dos Conselhos de direitos, atores, serviços e fóruns é de extrema importância. Os mesmos devem, ainda, fomentar maior participação nos espaços de diálogo e de controle social das políticas pública por todos os atores da rede, representantes e equipes dos serviços, além da sociedade em geral, buscando assim fortalecer os espaços e garantir a participação popular e o acesso a informações sobre a garantia de direitos e a política pública.  

O projeto "Políticas públicas e envelhecimento da população em Contagem" tem como um dos objetivos fortalecer o conselho, os atores e serviços e contribuir para essa troca de experiências. Executado desde junho de 2022, uma das ações do projeto é um grupo de trabalho que se reúne mensalmente com atores dos diversos serviços governamentais e organizações da sociedade civil, com intuito de compartilhar saberes, fomentar o diálogo e buscar por soluções para as demandas relevantes à população idosa do município. Aqui, se destaca que, ao tecer nós, se busca através do diálogo contínuo, que todos os envolvidos com o atendimento direto aos usuários detenham conhecimento das demandas, por ser sabido que um serviço complementa o outro, independente do perfil deste usuário (criança, adolescente, pessoas com deficiência ou pessoa idosa), perpassam e demandam processos colaborativos e atores sensibilizados com resultados mais positivos para o usuário e o coletivo.

A rede deve ser espaço de diálogo, plural e diversificado, permitindo a partilha de saberes e atuações, de construção conjunta de uma política pública com conhecimentos múltiplos, intersetorial e integrada. Quando um município colabora para o empoderamento de uma rede que se torna forte, atuante e trabalha integrada, ele garante à população atendimento de maior qualidade, ambiente mais saudável e colaborativo para os atores, além de garantir maior transparência e credibilidade para os serviços, equipamentos, projetos e para o próprio município.

 

Equipe Projeto Políticas Públicas e Envelhecimento da População em Contagem



Referência: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/guiaescolar/guiaescolar_p085_086.pdf