CDM promove tarde de encontro para discutir a realidade do atendimento à pessoa idosa em BH

Um espaço para compartilhar boas práticas junto a outras instituições que atuam no atendimento à pessoa idosa em Belo Horizonte. Esse foi o objetivo do webinar “Inovação In Foco”, realizado pela CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, no dia 30 de setembro. O evento contou com a participação de relevantes nomes na atuação com o público idoso: representantes do Instituto Ânima, CeMAIS, Lar Fabiano de Cristo e Instituto HAHAHA, além do Tio Flávio, fundador e coordenador do movimento Tio Flávio Cultural.

O encontro foi mediado por Adriana Alves, coordenadora de projetos da CDM. Na avaliação dela, a reflexão enquanto rede é muito importante para vencer os desafios. “Precisamos estar conectados, em sinergia, buscar nos fortalecermos enquanto instituições para garantir o nosso objetivo comum, que é o atendimento à pessoa idosa, seja ela institucionalizada ou não”, destaca.

"No meio do caminho, veio uma pandemia"

A representante do CeMAIS, Delânzia Junho, supervisora do projeto Caleidoscópio 60+ Acompanhamento de Projetos, foi a convidada para a fala de abertura, trazendo o panorama do atendimento ao público idoso em BH. Delânzia explicou como foi a trajetória do CeMAIS até chegar no fortalecimento do Terceiro Setor por meio da atuação e do diálogo intersetorial. “A gente não trabalha com o público fim, na ponta, a gente trabalha com as organizações que atendem esse público”, diz.

O Rede 3i foi um dos projetos do CeMAIS que buscou executar ações para o fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs. “É um caminhar que a gente vem fortalecendo com essas instituições”, completa a supervisora. Ela enfatiza ainda, que, neste momento de pandemia, é fundamental que as organizações se unam para vencer a triste realidade que tem atingido os lares de idosos. “É isso que a gente precisa e por acreditarmos em um mundo melhor, escuta ativa, empatia e cuidado são essenciais”, reflete.

O webinar “Inovação In Foco: Boas práticas no atendimento à pessoa idosa em Belo Horizonte” faz parte do projeto Idoso In Foco, realizado por meio do Fundo Municipal do Idoso (FUMID/BH) e está disponível no canal do Youtube CDM Projetos Sociais. Ao todo, serão realizados dois webinars. O próximo acontecerá em dezembro e terá o intuito de envolver diretamente o público idoso para compartilhar a percepção deles sobre as atividades que eles protagonizam.