CeMAIS dá início ao projeto Políticas públicas e envelhecimento da população em Contagem, que irá promover ações como diagnósticos, capacitações, articulações e parcerias, a fim de fortalecer a garantia de direitos e o acesso a serviços pela população idosa da cidade.
Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
As ações estão sendo desenvolvidas no âmbito do projeto "Políticas públicas e envelhecimento da população em Contagem", aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso de Contagem, que conta com o patrocínio da CEMIG e do Banco ITAÚ. É a primeira vez que a organização formaliza parceria com o município, o que representa muita satisfação e também um desafio, dada a atuação em um novo território. Sendo assim, já no primeiro dia de execução do projeto, 1º de junho, o CeMAIS participou do 1º Fórum Municipal de Políticas para a Pessoa Idosa, no auditório da faculdade UNA de Contagem (MG). A participação possibilitou que a equipe fizesse contato com atores importantes no diálogo sobre proteção social e cuidado com a pessoa idosa e a garantia de direitos na cidade.
O mês de junho, que dá início a esse projeto, não é uma data qualquer. Ele foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mês de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. É um mês de reflexões, de modo a sensibilizar a sociedade como um todo para um enfrentamento coletivo à violência e do exercício do cuidado e da valorização com o envelhecer. Neste sentido, o CeMAIS já possui expertise e engajamento em ações em prol da comunidade de pessoas idosas. A OSC já realizou os projetos Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos, que disseminou conhecimento acerca da garantia de direitos da pessoa idosa por toda Belo Horizonte, e o Caleidoscópio 60+ Monitoramento de Projetos, que acompanhou a realização de projetos executados por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID/BH). Além disso, o CeMAIS atua há cinco anos na melhoria da qualidade de vida para a pessoa idosa institucionalizada por meio do projeto Rede 3i e também está presente no Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte (CMI-BH), com uma cadeira titular e uma suplente; compõe a Rede de Apoio à Pessoa Idosa de Minas Gerais (RAPI-MG); e participou da fundação e coordenação da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI (FN-ILPI) e da Frente Nacional de Fortalecimento dos Conselhos (FFC).
As iniciativas visam também a produção e o compartilhamento de informações específicas a respeito da população idosa da cidade, dos serviços ofertados para esse público e da atuação dos atores inseridos nesse universo.
Para contatos relacionados ao projeto:
Pâmella Noronha
(31) 98547-5665
pamella.noronha@cemais.org.br