Campanhas para arrecadar e distribuir doações são muito usadas pelo Terceiro Setor porque sabemos como fazer e funcionam bem. Diante da pandemia de covid-19 e a emergência da crise instalada, muitas organizações sociais estão realizando campanhas.
No total, cinco organizações de atendimento à população idosa citaram a ação no encontro Conexão Boas Práticas 60+. O Instituto Ânima está realizando campanhas de doação de alimentos para idosos e suas famílias. Já a Rede Longevidade, está arrecadando celulares e realizando campanhas de doações para os idosos. Além dos aparelhos, a instituição doou máscaras e alimentos arrecadados em show ao vivo na internet, feito por músicos parceiros.
Já o grupo Meninas de Sinhá criou a campanha Amor de Longe, em que entregaram cestas de alimentos saudáveis e orgânicos para as idosas atendidas, em parceria com o MST e a Procuradoria de Justiça. Além dos alimentos, as Meninas de Sinhá doaram às idosas atendidas orquídeas e livros.
A organização CDM está oferecendo para os idosos atendidos, um kit com atividades e itens de higiene e cuidado. A cesta doada traz uma apostila de passatempos e atividades para o desenvolvimento motor e da memória da pessoa idosa, álcool em gel e máscaras caseiras produzidas por voluntários da organização. A IPPE também está com campanhas de doação de máscaras e álcool em gel para as ILPIs, além de cestas básicas.