Assista ao encontro Conexão Boas Práticas 60+ Monitoramento de Projetos

Motivados pela questão por que é importante monitorar, no dia 29 de julho de 2020, às 15h, nos reunimos virtualmente para uma conversa com a diretora-executiva do CeMAIS, Aline Seoane, e o fundador da Nexo Investimento Social, Thiago Alvim. O encontro contou ainda com a participação do gestor de parceria da PBH com os projetos financiados pelo Fundo Municipal do Idoso, Wagner Maciel, e também com uma representante da comissão de monitoramento e avaliação do CMI-BH, a conselheira Naiane Loureiro.

O terceiro encontro Conexão Boas Práticas 60+ foi uma parceria entre os projetos Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos e Acompanhamento de Projeto e foi gravado para quem não pôde participar e quem quiser assistir de novo a conversa que foi muito rica. Na descrição do vídeo no YouTube, você encontra o link para cada assunto conversado.

Thiago Alvim organizou sua fala a partir do que ele apontou como quatro principais motivos para uma organização social monitorar seus projetos:

  • Resultado

  • Pactuação

  • Transparência

  • Confiança

Muitas trocas e sugestões apareceram a partir das falas de melhorias no funcionamento do monitoramento dos projetos e também dos processos internos. Thiago ainda apresentou um indicador de desempenho do trabalho coletivo das organizações, Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura de Belo Horizonte: a arrecadação do Fundo Municipal do Idoso em comparação com outros fundos do idoso do país. Os dados consolidados são de 2018, que colocam BH como o terceiro fundo do idoso que mais arrecada do Brasil, atrás de Barretos (1º lugar) e Porto Alegre (2º lugar).

Apesar do 3º lugar ser um bom resultado, existe um enorme potencial de captação, especialmente de pessoas físicas, conforme mostrado pelo fundador da Nexo Investimento Social. "Monitoramento é para muito mais do que cumprir a meta. É trabalhar de forma transparente e construir confiança promovendo o crescimento coletivo", resumiu Aline Seoane, que disse acreditar que as organizações de atedimento ao idoso de BH juntas facilmente batem o record de arrecadação de Barretos.