Ações do grupo cultural Meninas de Sinhá durante a pandemia e a saudade dos encontros presenciais

O premiado grupo Meninas de Sinhá é formado por mulheres de 60 a 85 anos e atua no resgate e valorização da cultura popular por meio de músicas, brincadeiras, cantigas de roda e encontros que proporcionam uma rica troca de experiência.

O projeto “Música que Transforma”, realizado via Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID/BH), garante ao grupo a possibilidade de atuação na cidade e em sua comunidade, o Alto Vera Cruz. Porém, com a pandemia do Coronavírus, as ações do projeto precisaram ser rapidamente repensadas pela organização, adequando as atividades do grupo para zelar, principalmente, pelo cuidado das integrantes, que são todas idosas e, portanto, fazem parte do grupo de risco.

 

Com a necessidade de distanciamento social, o projeto adaptou todas as ações previstas para 2020 para o contexto virtual e, por meio de vídeo aulas, executa suas oficinas de viola & violão, percussão, canto, bordado e artesanato. Para a realização da oficina cantigas & brincadeiras, promove encontros virtuais transmitidos ao vivo, que contam com a presença de um convidado ou convidada especial num bate-papo descontraídos com as Meninas de Sinhá. Todos os vídeos são transmitidos e/ou disponibilizados no canal do Youtube da organização

 

A saudade que fica

“O meu interesse é esse, rezar e pedir a Deus todo dia para voltar ao que era. Voltar à nossa roda, voltar a visitar os asilos, as escolas, as faculdades, porque o nosso prazer é isso, é levar alegria pro povo do mundo inteiro” - Bernardina de Sena, integrante do Meninas de Sinhá

 

É sempre perceptível, em cada atividade virtual, a saudade dos encontros presenciais e a torcida de todo o Grupo para que essa pandemia passe logo, para que tudo fique bem e que as ações presenciais, cheias de abraços, afeto e troca de carinho, possam voltar a acontecer. Maria Gonçalves Santos, também integrante do grupo, acredita que nesse tempo de hoje, o que nós precisamos muito é de fé, de confiança e de fortalecimento, para que nós saiamos dessa situação saudáveis, física e mentalmente”.