1ª Conferência Livre Nacional sobre Direito à Saúde das Pessoas Idosas Institucionalizadas

É a primeira vez que as pessoas idosas institucionalizadas terão representatividade e voz na Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

No dia 25 de maio de 2023, de 13h às 19h, acontecerá a 1ª Conferência Livre Nacional sobre Direito à Saúde das Pessoas Idosas Institucionalizadas, uma oportunidade única para propor soluções e estratégias de melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram em ILPI, garantindo-lhes um envelhecimento mais digno e saudável.

A Conferência será no formato virtual e é organizada pela Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI (Frente-ILPI), da qual o CeMAIS participa! A Frente é um movimento social voluntário de profissionais de diferentes áreas de atuação das cinco regiões do país, que defende os direitos sociais das pessoas idosas institucionalizadas e a oferta de uma política nacional de cuidados continuados ou de longa duração.

A sua participação é fundamental!

O evento será gratuito e transmitido ao vivo, garanta agora mesmo o seu ingresso para receber o link da transmissão e certificado de participação por meio do Sympla:

INSCREVA-SE

“Amanhã vai ser outro dia porque o direito ao Cuidado de Longa Duração será reconhecido para todos que dele precisarem, porque a vida de todas as pessoas idosas institucionalizadas importa e porque ninguém pode ser deixado para trás” – Frente-ILPI

Uma Conferência Nacional Livre de Saúde pode ser organizada por movimentos sociais para debater o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, abordando um ou mais de seus eixos temáticos:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

 

Para pensar O Brasil que queremos, é preciso dar visibilidade para a urgência de uma política de cuidados continuados para todas as pessoas idosas, inclusive os cuidados paliativos (CP), face 

à marcante desigualdade social e de gênero que aprofunda ainda mais a falta de acesso a cuidados de longa duração e a CP, tanto no âmbito domiciliar quanto institucional em todo o país - O Brasil que temos.

Confira aqui a cartilha completa da Frente-ILPI sobre a Conferência!

Como você gostaria que o SUS atuasse junto à população idosa institucionalizada? Faça sua voz ser ouvida! Responda aqui.

 

Dúvidas? Entre em contato com a equipe de coordenação da Frente-ILPI:

Karla Giacomin - Coordenadora Geral Frente-ILPI

Aline Salla - Coordenadora de Comunicação e T.I Frente-ILPI

E-mail: contato@frente-ilpi.com.br