Projetos do CeMAIS se unem para fortalecer OSCs de atendimento ao idoso de Belo Horizonte

O CeMAIS lançou em 2020 os projetos Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos e Acompanhamento de Projetos. Com ações diferentes, em comum, as propostas trazem o olhar para o fortalecimento das organizações sociais de atendimento à população 60+, que executam projetos aprovados nos editais do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID-BH).

Uma das metas do Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos é tecer a rede com as organizações sociais de atendimento à população idosa da capital mineira. Os encontros previstos para acontecerem presencialmente, durante a pandemia, estão sendo realizados de forma virtual. Já o Caleidoscópio 60+ Acompanhamento de Projetos propõe o monitoramento das metas estabelecidas no plano de trabalho e do público-alvo de até 30 iniciativas financiadas pelo FUMID-BH. A equipe iniciou as atividades poucos dias antes do início do isolamento social, ou seja, começou já se adequando à nova realidade e lançando uma pesquisa para entendimento do cenários nas organizações. As visitas às instituições foram substituídas por reuniões e assessorias on-line. Nesse contato por telefone, e-mail, aplicativos de mensagens e videoconferências, a equipe do CeMAIS identificou uma série de boas práticas que mereciam ser compartilhadas. Alinhando os dos projetos, na tarde do dia 26 de maio, aconteceu o encontro Conexão Boas Práticas 60+, que envolveu a rede tecida pelo Nossos Direitos e as organizações que o Acompanhamento de Projetos está em contato. 

O encontro contou com a participação de 39 pessoas e compartilhamento de experiências entre as organizações sobre os caminhos que estão sendo construídos para a manutenção do atendimento à população idosa. A capital mineira foi bem representada, com a presença de organizações sociais de diferentes regionais. No total, seis organizações apresentaram boas práticas durante o encontro. As iniciativas apresentadas estão destacadas aqui em nossa seção de notícias.

Isabela Lacerda, representante da Casa Santa Rita, agradeceu o CeMAIS pelo encontro. “Conforta saber que estamos articulados e trocando boas práticas. Somos uma rede e estamos juntos”, comentou. 

Como encaminhamento, foi criado um grupo no WhatsApp para que seja um espaço de troca entre as OSCs de atendimento à população idosa com projetos aprovado no FUMID-BH. Também ficou definido que a temática do próximo encontro será o compartilhamento de boas práticas para o fortalecimento da saúde emocional da equipe e aprendermos a lidar com a finitude da vida. 

Confira a memória completa