Vencendo as fake news!

O primeiro encontro Conexão Boas Práticas 60+ de 2021 trouxe uma pauta quente: as notícias falsas que recebemos diariamente de nossos amigos e conhecidos nas redes sociais. A atividade virtual que aconteceu na quinta-feira, 25 de fevereiro, às 15h, contou com apresentação da jornalista Mariana Pimenta sobre como podemos enfrentar as fake news com comunicação humanizada e educação midiática. 

Mais de 20 participantes de diferentes cidades de Minas Gerais estiveram presentes e trouxeram dúvidas sobre as consequências de se compartilhar notícias falsas e como identificar perfis falsos, além de contribuírem com depoimentos sobre situações que vivenciam diariamente. Mariana iniciou sua fala explicando o conceito de fake news que aprendeu no curso Vaza Falsiane, que serviu de base para toda a apresentação. Confira a gravação do encontro disponível no YouTube:

Porque nossos amigos nos enviam notícias falsas? Como identificar a veracidade de uma informação? Como conversar com pessoas que nos enviam fake news?  Como estar preparado para lidar com esse cenário de notícias falsas e pós-verdade? Essas foram algumas das questões abordadas durante o Conexão Boas Práticas 60+ de fevereiro de 2021. 

No final do encontro, a supervisora do projeto Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos, Valda Maciel, convidou todas as pessoas presentes a participarem do grupo de WhatsApp do Conexão Boas Práticas 60+. Lá, garantiu ela, não tem fake news, e os próximos encontros são divulgados em primeira mão. 

O Conexão Boas Práticas 60+ é uma ação do projeto Caleidoscópio 60+ Nossos Direitos que conta com financiamento do FUMID/BH e patrocínio de Cemig, Itaú, Vale, BB Consórcios, VLI, Pottencial Seguradora e Gerdau.