Projeto Experimenta 60+ desmistificando o acesso às plataformas virtuais de comunicação

Créditos da imagem: Lucas D’Ambrosio

 

O projeto Experimenta 60+, do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, tem o incentivo do FUMID/BH e visa o protagonismo social, a troca intergeracional e a ressignificação do envelhecer como forma de manter a  atividade e a participação social. Antes da pandemia, esse projeto realizava diversas atividades dentro do museu para pessoas 60+, como oficinas de teatro, coral performático e sessões comentadas de cinema. Em março de 2020, diante da pandemia, o projeto precisou paralisar as suas atividades e se reinventar para continuar realizando o seu objetivo principal sem colocar em risco a saúde dos idosos. Assim, o Experimenta 60+ retomou suas ações com uma nova roupagem, levando em conta uma necessidade que cresceu enormemente durante a pandemia: o acesso à comunicação virtual.

 

A inclusão da população 60+ no mundo digital

Em 2021,  o projeto chegou às casas das pessoas idosas com um novo desafio: desmistificar o acesso às plataformas de comunicação digital. Assim, todas as oficinas de coral performático, teatro e sessões comentadas de cinema voltaram e suas temáticas foram ampliadas.

Antes de cada oficina, os participantes são assessorados por uma equipe de tecnologia especializada em orientar pessoas idosas, que os acolhe com o devido cuidado para promoverem a inclusão no ambiente digital, oferecendo uma experiência diferenciada e customizada. Eles vivenciam o desenvolvimento e a capacidade de manuseio com recursos e utilidades do dia a dia digital, como gravação de voz, produção de vídeo, fotografias e selfies.

Também foi criada uma nova oficina, a Experimenta Zoom, que pretende capacitar os participantes a utilizar a plataforma Zoom, por meio da experimentação da ferramenta e pela participação simultânea das oficinas de dança, desenho, cantoria livre e de autoconhecimento. Além da imersão em atividades culturais, os participantes experimentam todos os recursos de participação online - desde o registro na plataforma, até o uso de recursos de interatividade como comentários via chat, reações e interações por meio de salas virtuais, prints e outras ferramentas.

 

"Poder contribuir e proporcionar para que o público sênior tenha um espaço de ocupação, seja físico ou virtual, por meio do projeto Experimenta 60+, é garantir que nossos próprios princípios, enquanto instituição, também sejam alcançados"

- Márcia Guimarães - Gestora do MM Gerdau