Percurso das ações culturais e intergeracionais do Projeto Troca de Olhares, da CDM

O Projeto Troca de Olhares, executado pela CDM por meio do FUMID/BH, teve início em setembro de 2019, com o objetivo de contribuir para o reconhecimento e a valorização da pessoa idosa por meio de ações culturais e intergeracionais. Desde o começo, o projeto atende cerca de 90 pessoas idosas moradoras da região do Barreiro, em Belo Horizonte, com oficinas permeadas por conteúdos de música, dança, fotografia, direitos da pessoa idosa, saúde e bem-estar.

 

Para passar o tempo e encurtar a distância

Diante da pandemia, as atividades do projeto foram adequadas para o formato remoto, mas isso não impediu os grupos de continuarem interagindo virtualmente, aprendendo novos conteúdos e produzindo fotografias e apresentações musicais.

Em dezembro de 2020, o projeto realizou seis mentorias foto-culturais on-line, trazendo desafios de postagens semanais com os temas música, artesanato e fotografia. Em fevereiro de 2021, o Troca de Olhares também realizou uma exposição artística em formato de webinar, para que todos os participantes do projeto e seus familiares pudessem apreciar um pouco do trabalho e da arte construída pelos grupos nas Oficinas de Fotografia. Confira aqui um pouquinho dessa exposição!

 

Adequações a partir da escuta

Durante a pandemia, a CDM mantém contato com as pessoas atendidas pelo projeto por meio de grupos em aplicativos de mensagens e, no caso dos idosos que não possuem celulares e/ou acesso à internet, por meio de telefonemas. Esse contato, além de promover atividades recreativas, realiza a escuta e a identificação de demandas dos atendidos, além de divulgar orientações de cuidado e sobre a importância do isolamento social.

Por meio dessa escuta, a CDM identificou a necessidade de articulação com instituições parceiras para a doação de cestas básicas, confecção de máscaras de proteção e produção de álcool em gel. O material foi distribuído aos idosos atendidos, acompanhado de folhetos informativos sobre os cuidados necessários no enfrentamento à pandemia, além de material com atividades impressas, denominado “Diário para Passar o Tempo e Encurtar a Distância”.

Fotografias: Milena do Carmo

 

A CDM

Fundada em 1986, a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) é uma organização que trabalha com planejamento, gestão, execução e avaliação de soluções customizadas por meio de projetos e prestação de serviços, alinhados com as demandas de empresas, órgãos públicos e territórios onde intervêm, visando criar valor compartilhado.

 

Fique conectado com a CDM e saiba mais sobre seus projetos:

Site: cdm.org.br 

Facebook: @cdmprojetossociais

Instagram: @cdmprojetossociais

YouTube: CDM projetos sociais

Linkedin: CDM Projetos Sociais