Música que transforma

Descrição: O projeto pretende levar oficinas do Grupo Cultural Meninas de Sinhá para Centros de Convivência, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Centros Culturais de Belo Horizonte. Além disso, o projeto também prevê melhorias na estrutura da sede social do grupo e a execução de um plano de atividades regular que envolve oficinas culturais para o público idoso da região do Alto Vera Cruz.

As oficinas externas podem acontecer em espaços público ou outras organizações que atendam idosos como ILPIs e centros de convivência, por exemplo.

Seriam elas:
- Oficina Balaio de Sinhá: a partir de conhecimentos e memórias apreendidos por gerações, as integrantes do Grupo Meninas de Sinhá fazem uma abordagem lúdica com elementos que remetem ao universo da cultura popular e conhecimentos que valorizam a mulher como guardiã da cultura em seu lar.

- Palestra motivacional "Brincando e Marcando Ponto!": através de brincadeiras antigas, o grupo aproveita para enfatizar a importância do brincar, e valoriza o conhecimento de cada participante nas antigas brincadeiras feitas durante a palestra.

Na sede do grupo também se pretende ofertar oficinas como:

- Oficina de Bordado em Patchwork

- Oficina de Cantigas e Brincadeiras

- Oficina de Flauta Doce

- Oficina de Canto

- Oficina de Dança/Biodança

- Oficina de Artesanato (reciclados)

- Oficina de Violão/Viola

- Oficina de Ritmo e percussão

Ao todo, serão oferecidas 2.640 vagas para as oficinas ministradas pelo próprio Grupo Cultural Meninas de Sinhá, e 630 vagas para oficinas diversas que acontecerão na sede do Grupo.

Resultados Esperados: A iniciativa visa proporcionar a transformação no dia a dia das Meninas de Sinhá, favorecendo a autoestima de cada uma delas, além de propiciar melhores condições para a realização dos trabalhos que serão desenvolvidos na comunidade do Alto Vera Cruz, atendendo mulheres idosas e outros interessados.

Deseja oferecer gratuitamente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Centros de Convivência de Idosos, atividades que envolvem e inspiram no processo de valorização do idoso. Fará visitas às ILPIs para uma mudança no cotidiano dos idosos e cooperadores que aprendem, de forma simples, que as brincadeiras transformam paradigmas.

Pretende também contribuir para um envelhecimento ativo, saudável e digno, com atividades culturais protagonizadas pelo Grupo Meninas de Sinhá, através do desenvolvimento de um plano de atividades lúdicas e culturais.

 Ações Realizadas: 

O projeto Música que Transforma desenvolve um importante trabalho garantindo ao grupo a possibilidade de atuação na cidade e em sua comunidade, o Alto Vera Cruz. Com a pandemia do Coronavírus, as ações precisaram ser rapidamente repensadas pela organização do projeto. Foi importante readequar a execução das atividades e se atentar ao cuidado das integrantes, todas idosas, grupo de risco pra o contágio deste vírus.

“Nesse tempo de hoje o que nós precisamos muito é de fé, de confiança, de fortalecimento para que nós saiamos dessa situação saudáveis né? física e mental. Maria Gonçalves Santos – Integrante Meninas de Sinhá”

“O meu interesse é esse, é rezar e pedir a Deus todo dia pra voltar ao que era. Voltar a nossa roda, voltar a visitar os asilos, as escolas, as faculdades, porque o nosso prazer é isso, é estar levando alegria pro povo do mundo inteiro. Bernardina de Senna – Integrante Meninas de Sinhá”

No contexto da necessidade de distanciamento social o projeto adaptou parte de suas ações para o contexto virtual e através de vídeos executa suas oficinas de viola & violão, percussão, canto, bordado, artesanato e cantigas & brincadeiras e, através destas, promove encontros virtuais transmitidos ao vivo. A ação conta sempre com um convidado especial, e com as Meninas de Sinhá em uma sala virtual de reuniões. Os encontros e oficinas são sempre transmitidos e/ou disponibilizados no canal do Youtube da organização e pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/user/Meninasdesinha.

É sempre perceptível em cada atividade virtual a saudade dos encontros presenciais e a torcida de todo o Grupo para que essa pandemia passe logo, tudo fique bem e as ações presenciais cheias de abraços, troca de carinho e afeto possam voltar a acontecer.

 

Endereço: Rua Fernão Dias, nº 1131 B: Alto Vera Cruz – Belo Horizonte – MG

Coordenadora: Patrícia Lacerda

Tel: (31)3468-2336

E-mail: meninasdesinha@gmail.com

Site: http://meninasdesinha.org.br/

 

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/GrupoMeninasdeSinha https://www.instagram.com/meninasdesinha https://www.youtube.com/channel/UCQ41eVq2dqId5oV0IkUVbhg

Fotos:

Ligia Nassif Instagram @meninasdesinha 

Raquel Mendes Instagram @meninasdesinha

Projetos