Rede de Apoio ao Envelhecimento Ativo

Por intermédio do Núcleo de Comunicação do projeto, denominado Plenitude 60+, diversos conteúdos são disponibilizados com dicas e tutoriais sobre assuntos como alimentação, saúde e bem-estar, yoga e atividades físicas, meditação e relaxamento, cultura, trabalhos manuais, atividades lúdicas, finanças, uso de tecnologia, prevenção da violência contra idosos, etc. 

O projeto tem realizado também campanhas educativas, videotextos, podcast, ações de comunicação em geral para serem compartilhadas e socializadas com idosos via grupos de whatsApp, e-mail e facebook. 

“Para minorar os efeitos do distanciamento social devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus, o Instituto Ânima tem se organizado para oferecer atividades, em meio virtual, para que a população idosa possa continuar recebendo informações de qualidade durante o período de isolamento social, manter-se engajada e interagindo com outros idosos, professores e alunos de graduação. Realizamos uma pesquisa com idosos, ex-alunos do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa de Belo Horizonte e do município de Contagem, para entender seu perfil, objetivando estudar as melhores estratégias de aprendizagem, formas de inclusão digital, realização de vídeos educativos e encontros virtuais para esse público. A pesquisa visou compreender a realidade das famílias dos idosos para melhor apoiá-las no desenvolvimento da autonomia e autoconfiança do idoso, na realização de atividades digitais. (Naiane Loureiro dos Santos - Coordenadora de projetos do Fundo do Idoso - Instituto Ânima)”

A pesquisa ofereceu subsídios para entender melhor o público atendido e poder propor adequações ao projeto de forma que elas pudessem atender de maneira mais qualificada ao público fim. 

A página do Facebook do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa reúne todos os materiais produzidos pelo núcleo de comunicação do projeto e pode ser acessada através do link https://www.facebook.com/UniAbertaAoIdoso/. Vídeos estão disponíveis no Facebook e no canal do YouTube 13 

Todos os videos estão disponíveis no facebook e no canal abaixo do youtube do Instituto Ânima:  https://www.youtube.com/playlist?reload=9&list=PLgBqoRZrNK-maZXjXvoI44lkyOMXCdROt.

Ao todo são administrados 23 grupos de WhatsApp com ações diversas. Em outubro, o projeto promoveu o III Encontro Intergeracional que aconteceu entre os dias 5 e 9 de outubro e propôs oficinas e palestras abertas ao público com o objetivo de discutir temas como a cultura popular, ancestralidade, espiritualidade e o papel do ambiente como promotor do protagonismo.  A campanha Núcleo de Atendimento à Saúde do Idoso segue em atividade realizando atendimentos gratuitos à população 60+, promovendo saúde e disseminação de informações seguras . Os atendimentos são realizados por estudantes dos cursos de farmácia (UNA) e medicina (UNI-BH) e orientam sobre o uso adequado de medicamentos, suporte sociofamiliar, saúde bucal, cuidados com o sono e promoção da saúde.

O Contato pode ser feito através do telefone 4003 3126. 

Projetos