ILPIs são assertivas na contenção do coronavírus

A fim de minimizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19, as ILPIs têm buscado alternativas que promovam o cuidado e a proteção da vida dos residentes em suas instituições – eles que fazem parte do grupo de alto risco para complicações pelo vírus. Ações que variam desde o protocolo de higiene pessoal até atividades lúdicas vem sendo adotadas como medidas de enfrentamento à crise.

Observa-se que, embora preocupante, a resposta das ILPIs se mostra assertiva sobretudo nas instruções de higiene, limpeza e autocuidado daqueles que diariamente as frequentam. Das 28 Instituições de Longa Permanência de Belo Horizonte, que receberam na última semana o contato do CeMAIS, destaca-se a unânime adoção de medidas de restrição de contato social orientadas para os cuidadores e profissionais, que continuam com as atividades sem alterações. O cuidado com a desinfecção e proteção às equipes foi redobrado para minimizar os riscos de contágio dentro dos lares.

Também, em caráter de prevenção, está em andamento a campanha de imunização da Gripe H1N1. Essa ação é feita em parceria com os Postos de Saúde, e até esta data, sete das instituições já concluíram a vacinação dos idosos.

Ações de entretenimento com institucionalizados – uma vez que nesse momento as visitas estão suspensas – são exemplos de boas práticas que devem ser compartilhadas. Para a diminuição da ociosidade, alternativas como melhor aproveitamento das áreas externas, mudança de layout dos locais de convivência como refeitórios e salas de TV, foram adotadas a fim de diminuir o impacto dessa nova realidade das ILPIs.

Longe, mas não distante

Os familiares tem aproveitado os recursos tecnológicos para estarem em contato com os entes queridos em situação de residência. O período de quarentena tem sido marcado pelo contato virtual, como vídeo- chamadas, envio de mensagens e telefonemas. Mostrando que embora reclusos, continuam sendo presença contínua entre os seus.

Fonte: contato realizado entre os dias 18 e 24 de março/20, com as 28 Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs Filantrópicas de Belo Horizonte atendidas pelo projeto do CeMAIS Rede 3i.

O projeto Rede CeMAIS 3i é executado por meio do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte e conta com o incentivo da VLI Logística, BB Consórcios, Raízen, Pottencial Seguradora, Vale, Pitágoras, Cemig, Instituto Lojas Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.