Foco no bem-estar da pessoa idosa institucionalizada

Diariamente, a equipe do projeto Rede 3i, conversa por telefone com os dirigentes das 28 ILPIs filantrópicas de Belo Horizonte. A rotina de contato que já acontecia antes da pandemia, se intensificou desde que os primeiros casos de Covid-19 foram registrados em Minas Gerais.

O CeMAIS identificou que, além da assessoria de gestão, poderia contribuir com os lares doando oxímetros, para o monitoramento da saúde pulmonar dos idosos; capotes para proteção dos profissionais que estão na linha de frente do cuidado nos lares e também mantas para aquecer os pés e os corações diante das temperaturas que resolveram baixar ainda no outono.

O projeto Rede 3i passou, então, por adequações e adquiriu 56 oxímetros, 627 capotes e 855 mantas para serem doados às 28 ILPIs filantrópicas de Belo Horizonte. As doações estão sendo entregues direto pelos fornecedores aos lares e o CeMAIS reforça os protocolos de desinfecção e de cuidado no recebimento. É importante a limpeza adequada das embalagens utilizando álcool 70%, gel ou líquido, solução de água sanitária ou água e sabão, antes do uso de qualquer objeto. Além, do descarte correto das embalagens.

Juntos, em defesa dos direitos dos idosos, ações como essas se tornam parte de uma rede de apoio, construída a várias mãos, em favor da população idosa institucionalizada.

Todo o esforço e agilidade do CeMAIS em favor do idoso institucionalizado visa, além de minimizar os riscos de contágio, a promoção da saúde e qualidade de vida desses residentes.

O Projeto Rede 3i é uma iniciativa do CeMAIS, com incentivo do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID-BH) e destinação das empresas: Cemig, Vale, Banco do Brasil, Kroton, Raízen, VLI, Itaú, Pottencial Seguradora, Instituto Renner, Gerdau e Vilma Alimentos.