Dúvidas

Se você tem mais de 65 anos, já pode solicitar o Cartão BHBUS Master. Ele autoriza o usuário transpor, de forma gratuita, a roleta dos veículos integrantes dos sistemas de transporte público coletivo gerenciados pela BHTRANS. Assim, permite a utilização dos assentos localizados no salão traseiro do veículo pelos idosos, mediante o embarque pela porta dianteira e o desembarque pelas portas traseira ou central.

Qual a documentação necessária? 

Para obtenção do Cartão BHBUS Master, o usuário deverá comparecer ao Posto de distribuição com a seguinte documentação CPF - Cadastro de Pessoa Física, comprovante de endereço,  carteira de Identidade OU Carteira de Trabalho; OU Carteira emitida por Conselho de Classe ou Ordem Profissional; OU Carteira de Habilitação; OU Carteira de Trabalho e Previdência Social; OU Passaporte. Não é necessário levar foto, pois a mesma é coletada no local.

Onde posso solicitar? 

Basta procurar o  BHRESOLVE (Transfácil) - Av. Santos Dumont, 363, 3º piso - Centro. 

O horário de atendimento é das 8h às 17h e o cartão fica pronto na hora.

Verifique a disponibilidade do serviço em período de pandemia)

Preciso apresentar a identidade ao motorista? 

 Sim, Quando da utilização do Cartão BHBUS Master, será também exigido documento pessoal e oficial com foto do usuário maior de 65 anos que queira transpor a roleta para comprovação de sua identidade.

Existe um limite de utilização?  

O Cartão BHBUS Master permitirá aos usuários até 10 utilizações diárias. Em caso de necessidade de aumento do quantitativo, o usuário deve formalizar solicitação junto ao Consórcio Transfácil, localizado na BH Resolve (Rua dos Caetés, 342 - Centro). 

 

Fonte: Portal de Serviços PBH

A prefeitura de Belo Horizonte oferece a adultos e idosos que querem retornar ou ingressar na escola a modalidade de  EJA - Educação de Jovens e Adultos. A EJA é uma formação humanizadora , com perspectiva de transformação da realidade. Destina-se a jovens que tenham acima de 15 anos, adultos e idosos que queiram aprender a ler ou terminar o Ensino Fundamental e busca atender as características e necessidades desse público. 

Como posso me matricular? 

Para efetuar a matrícula, é necessária a apresentação do documento de identidade ou certidão de nascimento.

Como sei que na escola do meu bairro oferece a EJA? 

Procure a escola do seu bairro ou ligue: 3277-8656

Qual o prazo para realizar a matrícula?

A matrícula na EJA pode ser feita a qualquer época do ano.

Qual  é a proposta educativa da Educação de Jovens e Adultos?

A EJA contempla os trabalhadores em seus fazeres e horários diversificados; a adolescência e juventude em suas práticas de cultura e trabalho; os idosos em suas necessidades de vida diária, incluindo-se aí a alfabetização para aqueles que ainda não a têm; as mulheres e homens em suas práticas de saúde; os portadores de necessidades especiais, principalmente nas práticas de letramento.

Órgão Responsável:

GCPF - Gerência de Coordenação de Política Pedagógica e de Formação
E-mail: gcpf@pbh.gov.br
Endereço: Rua Carangola, 288 / 8º andar - sala 817 - Santo Antônio, CEP: 30330-240

A rua Carangola é continuação da rua da Bahia, depois que esta é cortada pela Av. do Contorno. O prédio da SMED é o antigo prédio da FAFICH-UFMG.Ônibus: 9103 (Ponto na R. Carangola); 5102, SC01, SC02, 8108 (ponto na Av.do Contorno) 

Fonte: Portal de Serviços PBH

A credencial só será emitida para solicitantes residentes no município de Belo Horizonte, que possuam 60 anos ou mais. Conforme o próprio nome diz, o estacionamento especial para veículos credenciados é o local da via pública onde o estacionamento é permitido, que fica reservado para ser utilizado apenas por veículos previamente credenciados.

Onde posso solicitar a credencial? 

Para solicitar, basta procurar a BHTrans – Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 bairro Buritis (Gerência de Atendimento ao Usuário - GEATU) ou Posto da BHTRANS, localizado na Av. Santos Dumont, 363/2º Andar 

Qual a documentação necessária? 

Os documentos necessários são: (RG); Comprovante de Endereço (máximo 6 meses). No caso de representante legal: Procuração da pessoa idosa. OBS.: Cópias autenticadas em cartório ou cópia simples acompanhada do original dos documentos citados acima. O Formulário de Solicitação de Credencial estará disponível na gerência responsável pelo atendimento ao usuário da BHTRANS e na página web da empresa. 

Quanto tempo para a solicitação ser atendida?

Se todas as exigências forem cumpridas a credencial é emitida imediatamente. Não há cobrança de taxas. 

 

Fonte: Portal de Serviços PBH

2020   |   Todos os Diretios Reservados   |   Yby Comunicação