Conheça as ações do projeto “Rede de Apoio ao Envelhecimento Ativo” durante a pandemia

O Instituto Ânima tem se organizado para minorar os efeitos do distanciamento social na população idosa, utilizando-se do meio virtual para que a população idosa possa continuar recebendo informações de qualidade durante o período de isolamento, mantendo-se engajada e interagindo com outros idosos, professores e alunos de graduação.

Estão sendo realizadas campanhas educativas, videotextos, podcasts e ações de comunicação em geral para serem compartilhadas e socializadas com pessoas idosas via grupos de WhatsApp, e-mail e Facebook.

 

Fortalecendo a interação com a pessoa idosa 

Através do projeto “Rede de Apoio ao Envelhecimento Ativo”, acompanhado pelo Caleidoscópio 60+, o Instituto desenvolveu:

  • O III Encontro Intergeracional, entre os dias 5 e 9 de outubro, que promoveu oficinas e palestras abertas ao público com o objetivo de discutir temas como a cultura popular, ancestralidade, espiritualidade e o papel do ambiente como promotor do protagonismo;
  • Ações diversas em 23 grupos de WhatsApp administrados pelo Instituto;
  • Disponibilização de dicas e tutoriais por intermédio do Núcleo de Comunicação do projeto, o “Plenitude 60+”, trazendo assuntos como alimentação, saúde e bem-estar, yoga e atividades físicas, meditação e relaxamento, cultura, trabalhos manuais, atividades lúdicas, finanças, uso de tecnologia e prevenção da violência contra idosos;
  • Produção e divulgação de conteúdos sobre os direitos e deveres da pessoa idosa, previstos no Estatuto do Idoso, possibilitando a sua efetiva aplicação e cumprimento.

 

Práticas mais efetivas

Todas as novas ações implementadas ao projeto durante a pandemia foram pensadas a partir de uma pesquisa realizada pelo Instituto, que ofereceu subsídios para entender melhor o público atendido:

"Realizamos uma pesquisa com idosos, ex-alunos do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa de Belo Horizonte e do município de Contagem, para entender seu perfil, objetivando estudar as melhores estratégias de aprendizagem, formas de inclusão digital, realização de vídeos educativos e encontros virtuais para esse público. A pesquisa visou compreender a realidade das famílias dos idosos para melhor apoiá-las no desenvolvimento da autonomia e autoconfiança do idoso, na realização de atividades digitais"

- Naiane Loureiro dos Santos, Coordenadora de projetos do Fundo do Idoso - Instituto Ânima

 

Além dessas mobilizações, a campanha “Núcleo de Atendimento à Saúde do Idoso” segue em atividade, realizando atendimentos gratuitos à população 60+, promovendo saúde e disseminação de informações seguras. Os atendimentos são realizados por estudantes dos cursos de farmácia (UNA) e medicina (UNI-BH) e orientam sobre o uso adequado de medicamentos, suporte sociofamiliar, saúde bucal, cuidados com o sono e promoção da saúde.

O Contato pode ser feito através do telefone 4003-3126. 

 

Conheça mais:

A página do Facebook do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa reúne todos os materiais produzidos pelo núcleo de comunicação do projeto. Os vídeos também estão disponíveis no canal do Youtube do Instituto Ânima.