Conheça a trajetória do projeto BH Melhor Vida até agora!

O BH Melhor Vida, projeto da ACBNG com incentivo do FUMID/BH, teve início em setembro de 2018, com o objetivo de desenvolver atividades com pessoas acima de 60 anos em grupos de convivência e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nas regionais Oeste, Noroeste, Barreiro e Pampulha de Belo Horizonte.  Até 2019, foram realizadas mais de 40 oficinas voltadas para o resgate da memória, para o autoconhecimento,  educação,  cultura e  lazer. 1.209 idosos foram atendidos.

 

Enfrentamento à pandemia

Em março de 2020, devido à necessidade do isolamento social, as ações do projeto foram suspensas para readequação do Plano de Trabalho ao novo contexto. Foram propostas as seguintes ações de enfrentamento à Covid-19:

  • Distribuição de 1.750 kits compostos por cestas básicas, produtos de limpeza e higiene (álcool em gel, água sanitária e sabonetes) e máscaras; 
  • Contratação de assistente social para levantamento, atendimento e acompanhamento da distribuição dos kits às pessoas idosas, além de apoiar as demandas e questões sociais neste período; 
  • Distribuição de tablets e celulares para as 27 ILPIs atendidas no projeto, buscando minimizar os efeitos restritivos de acesso ao convívio familiar e social à pessoa idosa institucionalizada, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Boletim Informe 60+ do CeMAIS.

 

O projeto foi retomado em dezembro de 2020, após a aprovação das adequações pelo CMI/BH, e passou a realizar as novas atividades propostas desde então.

 

Saiba mais sobre a ACBNG:

Site: associacaonovagameleira.org.br

Facebook: @associacaodobairronovagameleira

Instagram: @anovagameleira