Conectando Sentidos e Memórias para Enfrentar Momentos Difíceis

No Conexão Boas Práticas 60+ realizado em 28 de abril, recebemos a terapeuta ocupacional Gal Rosa para conversar sobre o tema "Conectando Sentidos e Memórias para Enfrentar Momentos Difíceis". O encontro foi gravado e está disponível na íntegra aqui:

Colocando em prática os ensinamentos de Dona Laurinha sobre o tempo, após se apresentar e contar a sua história com a idosa que foi sua paciente na ILPI em que trabalhou logo no início de sua carreira, Gal propôs às pessoas que colocassem no chat ou abrissem o microfone para dizer em uma palavra como chegavam para o encontro. Entre as respostas, citaram que chegavam abertas à aprendizagem, com boas expectativas, com esperança por dias mais tranquilos, vontade de aprender e leveza. Então, Gal perguntou se alguém estava chateado ou entediado. Uma participante abriu o microfone e disse que chegava sim chateada e triste. Gal elogiou a coragem dela de mostrar sua vulnerabilidade diante do grupo e seguiu com sua fala.

Gal conversou com o público sobre memória, consciência, sentidos, beleza, saudades, vergonha e medo. Contou sobre experiências, leituras e descobertas. "Entendi que consciência é o reconhecimento que o ser tem dele mesmo. Se consciência é me perceber, eu preciso de memórias para me reconhecer", relatou a gerontóloga e ensinou: "devemos, além de nos alimentar e dormir bem, diariamente visitar nossas memórias e questionar: o que fazemos é útil, prazeroso e tem propósito? Se responder não a apenas um desses quesitos, as portas para o adoecimento estão abertas".

Para encerrar, a terapeuta ocupacional propôs uma meditação guiada com o grupo. Durante alguns minutos, todos focaram seus pensamentos na cura enquanto ouviam Gal falar tranquilamente sobre paz. Ela então pediu que as pessoas deixassem uma palavra sobre como estavam saindo do encontro. A participante que chegou chateada, disse feliz que saía renovada. Como ela, todos saíram da atividade revigorados!