CeMAIS promoveu curso para certificação internacional em gerenciamento de projetos sociais para OSCs parceiras

O Caleidoscópio 60+ Acompanhamento de Projetos, iniciativa do CeMAIS de monitoramento dos projetos financiados pelo Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte (FUMID/BH), finaliza sua jornada com chaves de ouro. As organizações sociais que voluntariamente participaram do Caleidoscópio 60+ foram convidadas a indicar profissionais de sua equipe para o curso do Guia Project DPro de gerenciamento de projetos de desenvolvimento e humanitários. Todos os 39 participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar a prova para tirar a certificação da APMG International Project DPro Foundation.

O curso aconteceu durante o mês de fevereiro, totalizando 8 encontros e 16 horas de aulas ministradas por Oswaldo Barbosa, professor associado da Fundação Dom Cabral e com duas décadas de experiência como gestor, consultor, professor universitário e instrutor de gestão para o Terceiro Setor. Segundo Oswaldo, “vivemos a era da profissionalização dos projetos sociais e com o conhecimento das mais de 20 ferramentas de gestão ensinadas no curso, vamos melhorar o nível dos projetos desenvolvidos”.

Eliseu Custódio, gestor do Instituto Hahaha e um dos alunos do curso, contou que achava que não daria conta de fazer todo o curso devido à rotina ocupada na organização. “O curso me pegou de jeito! Foi incrível! Na verdade, ganhei tempo com tanta informação bacana”, explicou feliz ao fim do curso. Mariane Coimbra, da Rede Longevidade, completou dizendo ter amado essa iniciativa do CeMAIS e agradeceu pela oportunidade. Patrícia Lacerda, do grupo Meninas de Sinhá, finalizou: “O CeMAIS é demais!”.

“Nosso desejo ao disponibilizar esse curso e a prova para a certificação é oferecer oportunidade para as organizações e as pessoas se fortalecerem e serem capazes de potencializar seus poderes de transformação”, comentou Marcela Giovanna, diretora-presidente do CeMAIS.

Project DPro

A certificação Project DPro foi desenvolvida para ser um padrão internacional para o gerenciamento de projetos sociais e é supervisionada por uma instituição chamada PM4NGOs que tem como visão “um mundo igualitário e sustentável, onde o investimento social alcance o maior impacto possível”. 

No guia Project DPro, os PM4NGOs descrevem que “é nosso compromisso fornecer a todas as organizações e indivíduos - de ONGs internacionais a organizações comunitárias e indivíduos - acesso a padrões profissionais, fornecendo a estrutura e as ferramentas para poder oferecer melhores resultados para suas partes interessadas e beneficiários”.