Boas práticas: produção de conteúdo

A produção de conteúdos especiais para o período de isolamento social é uma ação necessária para nos mantermos informados e próximos e foi apresentada por mais de uma organização no encontro Conexão Boas Práticas 60+.

A Rede Longevidade lançou o site rede60mais.org.br para reunir conteúdos informativos, leves e divertidos para a pessoa idosa que está em isolamento social. Semanalmente, novos textos são publicados e trazem orientações de cuidados, sem necessariamente mencionar a covid-19. Também estão preparando um aplicativo de educação para a longevidade. Michelle Queiroz explicou que encontrar um design de experiência digital para as atividades que eram feitas de forma presencial, como festivais e workshops, ainda é um desafio.

Cursos e conteúdos formativos digitais sobre o uso de ferramentas virtuais que ajudam a driblar o isolamento social produzidos pela Rede Longevidade estão sendo distribuídos para os conselheiros do CMI-BH e para gestores de OSCs e do poder público.

A CDM e o Instituto HaHaHa também compartilharam suas experiências em produzir conteúdos. A primeira, está fazendo apostilas de atividades e passatempos impressas para serem entregues nas casas dos idosos atendidos e que não têm acesso à internet. Já o grupo de palhaços está produzindo vídeos para serem distribuídos nos hospitais e ILPIs dos quais são parceiros.