A Hidroterapia para o Envelhecimento Saudável como parte da Humanização do Acolhimento do Idoso

A hidroterapia é uma modalidade de reabilitação fisioterápica. Ela ajuda na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, em janeiro deste ano, o Lar São José deu início ao seu projeto de Hidroterapia para o Envelhecimento Saudável, com incentivo do FUMID/BH. O objetivo é promover a redução do estresse, ajudar no aumento na amplitude das articulações, no equilíbrio e coordenação motora e no fortalecimento muscular dos moradores do lar.

Pensando nesses e em outros benefícios podem ser alcançados através dessa modalidade, o projeto consiste na construção e instalação de infraestrutura de operação de uma piscina para hidroterapia no Lar, que contará com:

  • Ambientes fechados para pré-climatização dos usuários;
  • Sanitário;
  • Vestiário;
  • Piscina com aquecimento solar.

Toda a metodologia para execução das metas e ações do projeto prevê medidas de proteção contra o coronavírus, de acordo com as orientações dos órgãos competentes. 

 

Lar São José

O Lar São José é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, com capacidade para acolher 120 pessoas. A instituição oferece, além da habitação e acolhida, um conjunto de atividades de interação e convivência em grupo, fisioterapia, terapia ocupacional, lazer e cultura.